PRINCIPAIS TIPOS DE DORES

Informe-se sobre as variedades mais importantes de dores crônicas

Dr. Carlos Marcelo de Barros - PhD, FIPP

Permita que eu me apresente para que você conheça a minha trajetória e entenda os motivos que me fazem buscar um Brasil sem dor.

Comecei a minha caminhada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCM/MG, com a graduação em medicina. Realizei especializações em anestesiologia, medicina paliativa e dor, esta última onde encontrei meu propósito de vida.

Adquiri titulações como a Fellow of Interventional Pain Practice pela WIP - World Institute of Pain (FIPP) e o doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas.

Construí experiência como Coordenador da pós-graduação em Dor do Hospital Albert Einstein (2018-2021) e como Coordenador da Comissão de Residência Médica (2012-2019) e Diretor Clínico (2013-2021) da Santa Casa de Alfenas.

Meu anseio por novos desafios e conhecimentos me proporcionou participar como Editor Chefe do “Tratado de Dor Oncológica” (2019) e como Coeditor do “Tratado de Dor Neuropática” (2021), ambos pela Editora Atheneu.

Hoje contribuo como Diretor Científico do sinpain e como Professor de Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas. Em 2023, fui eleito Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor – SBED (2024-2025).

CRM/MG: 39.448 | Anestesiologia - RQE: 16.085 | Dor – RQE: 42.108 | Medicina Paliativa – RQE: 47.014

Dr. Carlos Marcelo

BLOG

Confira os posts mais recentes do blog

Dor também faz parte da luta contra o câncer

10/07/2025

Em muitos casos de câncer de cabeça e pescoço, a dor se torna um dos maiores desafios. Dificuldade para falar, mastigar, engolir ou até manter o conforto para dormir são queixas frequentes.

Dor nos pés? Para quem tem diabetes, isso pode ser sério!

30/06/2025

No Brasil, milhares de pessoas convivem com dor crônica nos pés causada pelo diabetes, uma complicação conhecida como pé diabético. Além da dor intensa, essa condição pode evoluir para infecções e amputações, quando não tratada corretamente.

Dor crônica e Cannabis Medicinal

05/06/2025

A Cannabis Medicinal tem se mostrado uma alternativa promissora para o alívio da dor crônica, especialmente em pacientes que já tentaram outros tratamentos sem sucesso.

Design by: eWorld