Testes de imagem como raios-X são capazes de criar imagens do interior do corpo, alguns com mais detalhes do que outros. No caso da dor lombar pode haver a necessidade de realizar esses exames para ver as estruturas internas das costas e chegar a um diagnóstico e tratamento mais preciso.
Os exames de imagem mais utilizados são:
- Raio-X: bom em mostrar os ossos, mas não em mostrar problemas com os tecidos moles, que incluem músculos e discos de borracha encontrados entre cada um dos ossos da coluna. A radiografia pode mostrar se há a existência de ossos quebrados, fora do lugar ou certos tipos de tumores e infecções ósseas. Também pode ser feito se a dor nas costas for causada por uma lesão como uma queda.
- Tomografia computadorizada: um tipo especial de raio-X que mostra muito mais detalhes, mas também expõem o paciente a mais radiação e assim geralmente o custo é mais elevado.
- MRIs: imagens criadas a partir de ímãs poderosos, não radioativos, que mostram mais detalhes dos tecidos moles do que as tomografias computadorizadas. Vale ressaltar que algumas pessoas não podem fazer ressonância magnética porque têm dispositivos metálicos implantados em seu corpo e seriam afetados pelo ímã. Além disso, as ressonâncias magnéticas costumam ser caras e as pessoas podem ter que esperar muito para obtê-las.
A maioria das pessoas com dor nas costas não precisa de exames de imagem, mas com a dor forte que sente muitas vezes tira conclusões precipitadas e assume que algo está terrivelmente errado.
A verdade é que a grande parte dos casos de dor nas costas, até mesmo a dor intensa, não é causada por nada sério e geralmente desaparece sozinha ou com um tratamento simples.
Não faz sentido solicitar o exame mais cedo porque o tratamento para a maioria das causas de dor lombar durante as primeiras semanas é o mesmo, independentemente do que um exame de imagem possa mostrar.
Mesmo sem as imagens é possível aprender muito sobre a dor, o que inclui entender as possíveis causas e tratá-la de forma adequada apenas com uma avaliação minuciosa.
De forma abrangente, pessoas que tiverem dor por 4 a 6 semanas ou mais devem fazer exames de imagem para investigar a causa. Assim como se relatarem terem sofrido um acidente ou lesão recentemente, dor acompanhada de febre inexplicável e perda de peso.
Fazer uso de medicamentos imunossupressores ou esteroides, ter diabetes, histórico de câncer, usar drogas injetáveis, ter osteoporose e fraqueza nas pernas ou problemas para controlar seus intestinos ou bexiga também fazem parte de da lista de solicitações imediatas.
⚕ Dr. Carlos Marcelo de Barros - CRM 39448-MG
RQE 16085 | RQE 42108 | RQE 47014
Entre em contato -
WhatsApp