Evite lesões durante a musculação

16/12/2022
Dr. Carlos Marcelo de Barros
Nos últimos anos houve um grande aumento no número de praticantes de musculação. São aproximadamente sete milhões de pessoas que encontraram nessa prática a maneira de buscarem por saúde.
 
Por mais que este esporte tenha o objetivo de fortalecer a musculatura, ele não isenta ninguém de se machucar. Cerca de 40% das lesões musculoesqueléticas são nos ombros e muito disso está na sobrecarga de peso que pode ter sido utilizada, assim como a movimentação equivocada.
 
Por isso, medidas de prevenção sempre serão as melhores a serem adotadas. Veja alguns pontos que merecem sua atenção:
 
1. Antes de iniciar qualquer atividade física, realize uma avaliação com seu médico para se certificar de que está apto, principalmente se já teve problemas anteriores.
 
2. Confie em seu professor. Um profissional de educação física é preparado para orientar, de forma adequada, a como iniciar os exercícios de musculação, levando em consideração a frequência, a intensidade, os tipos de exercícios e como ter uma progressão gradual. Além, claro, de supervisionar a execução dos movimentos para garantir a técnica adequada.
 
3. O alongamento e o aquecimento são fundamentais! Nunca inicie o seu treino com o corpo despreparado, a circulação precisa ser ativada corretamente para diminuir os riscos de lesões.
 
4. Ao sentir qualquer dor ou desconforto, pare o exercício imediatamente. Informe seu preparador físico e consulte um especialista. Essa avaliação inicial é o que possibilita tratamentos simples e impede problemas maiores.
 
Bom treino e, se tiver mais dúvidas, procure seu médico ou preparador físico.
 
⚕ Dr. Carlos Marcelo de Barros - CRM/MG 39.448
Anestesiologia RQE 16.085 / Área de atuação em Dor RQE 42.108 / Medicina Paliativa RQE 47.014
Entre em contato – WhatsApp
 
Design by: eWorld